Vivemos um período em que está praticamente todo mundo conectado, especialmente nas redes sociais. É preciso, em todo caso, aumentar a segurança das suas redes sociais.

Ao mesmo tempo em que as redes sociais trazem inúmeras vantagens, ela apresenta seus próprios riscos.

Isso porque a quantidade de informações pessoais que se pode obter através delas é enorme e muito variada. E os criminosos cibernéticos estão cada vez mais aperfeiçoando suas táticas de fraudes, especialmente em forma de ofertas e marketing. 

Ao mesmo tempo em que crescem os números de crimes cibernéticos, os usuários das redes sociais pouco se preocupam com o tipo de informação que eles disponibilizam e se essas informações estão protegidas de forma adequada. 

Pensando nisso, listei 7 dicas para que você possa fazer uso de suas redes sociais de forma mais segura: 

Senha fortes

As senhas são a primeira barreira de proteção para um possível ataque de criminosos, por isso elas devem ter o mínimo de complexidade. A dica é fazer utilizar pelo menos oito caracteres, misturar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite utilizar datas e números de documentos. 

Use autenticação de dois fatores:

Este é um recurso de segurança que acrescenta uma camada adicional de segurança para o processo de login da sua conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma, no geral, é a sua senha criada pelo usuário. A segunda forma de autenticação varia de acordo o serviço. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. Instagram, por exemplo, permite que o usuário faça uso dessa funcionalidade nas Configurações de Segurança.  

Cuidado com aplicativos integrados às redes sociais:

Já existem casos onde o aplicativo é malicioso e rouba informações do usuário, por isso, sempre verifique a procedência e reputação daquele aplicativo em uma pesquisa rápida na internet antes de fazer uso dele. 

Além disso, ao baixar e usar esse aplicativo adote as mesmas precauções de segurança usadas com qualquer outro programa ou arquivo baixado da Web; 

Não clique em mensagens suspeitas

Ou pedidos de conexão de aplicativos não-solicitados. A quantidade de links e notícias falsas que circulam nas redes sociais tem se tornado um problema bastante sério quando se trata de segurança na rede. Um dos mais comuns é o phishingque é uma tentativa maliciosa de obter acesso à sua conta e aos seus dados pessoais e financeiros, na maioria das vezes através da distribuição de links maliciosos e exibição de sites falsos que muito se assemelham aos oficiais. 

Digite o endereço de seu site de rede social diretamente no seu navegador 

Ou use seus marcadores pessoais. Importante sempre verificar se o site da rede social onde você está fazendo loginé legítimoDigite o endereço de seu site de rede social diretamente no seu navegador ou use seus marcadores pessoais. Ao clicar em um link para seu site a partir de um e-mail ou outro site, você está sujeito a digitar o seu nome e senha em um site falso onde suas informações pessoais poderão ser roubadas; 

Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado 

Isso é fundamental para garantir a segurança da máquina ou do dispositivo móvel. Além de todos esses cuidados, é muito importante investir em softwares de proteção para garantir a segurança do seu e-mail e redes sociais. 

Use suas redes com moderação:

Lembre-se que tudo que é postado é público e está disponível para toda a rede. Reflita: você colocaria suas informações pessoais em um outdoor?

Veja mais: Vazamento de imagens e vídeos íntimos. É crime? Como evitar? Descubra

Curtiu o conteúdo? Ficou com dúvidas? Fala nos comentários!